quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Apresentação do livro 'O Lobo Mau no Hospital'


A apresentação do conto “O Lobo Mau no Hospital” (texto de Augusto Baptista, ilustrações de Z.L. Darocha e design de João Bicker numa edição da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto com a promoção do Centro Hospitalar São João) ocorrida ontem, dia 17 de Setembro de 2018, na Biblioteca Almeida Garrett / Feira do Livro do Porto, foi, nas próprias palavras do apresentador, o jornalista Júlio Roldão, “um pretexto para manter na agenda da opinião pública o caso de “O Joãozinho”.

O livro escrito em 2012 mas só publicado em 2017, sempre à espera do início das obras da nova Ala Pediátrica do Hospital de São João, obra há dez anos a ser adiada, “O Lobo Mau no Hospital”, paráfrase da conhecida história do Capuchinho Vermelho, foi escrito também com o objectivo altruísta de contribuir para romper o impasse na construção da nova ala pediátrica do Hospital São João, o Joãozinho. Tal como o abaixo assinado “Pelo Joãozinho” que está a correr na cidade e no país.
Augusto Baptista, autor do texto de “O Lobo Mau no Hospital”, lembrou Garcia Lorca na intervenção que proferiu, sublinhando o poder que os livros podem ter nomeadamente quando fazem estremecer quem os lê e está tão adormecido como a “agua de um tanque em dia sem vento”. Esse “Lobo Mau no Hospital” está também a ajudar ao estremecimento que o caso de o Joãozinho carece para que a nova Ala Pediátrica do São João avence como deve avançar.
Talvez esse “O Lobo Mau no Hospital” venha a ser o primeiro livro da biblioteca da nova Ala Pediátrica do Hospital de São João, como desejou Francisco Duarte Mangas, presidente da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, manifestando a abertura da associação para continuar a colaborar nesta, como noutras idênticas,  manifestações de cidadania e a colocar a palavra impressa ao serviço dos bons estremecimentos e até da biblioteca da futura Ala Pediátrica do São João.
Maria João Baptista, directora do Centro Pediátrico do Hospital de São João, agradeceu o contributo que esta iniciativa literária e cívica, centrada no lançamento de “O Lobo Mau no Hospital”, oferece aos profissionais que trabalham na Ala Pediátrica do São João, lembrando que tal apoio é fundamental para que aqueles profissionais, acumulando um cansaço de dez anos, não percam a esperança que também os move enquanto profissionais de saúde empenhados nos cuidados especializados a dar a crianças.
Por último, António Oliveira Silva, presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, encerrou o conjunto das intervenções da sessão de lançamento de “O Lobo Mau no Hospital” revelando, à meia centena de pessoas que assistiu à apresentação, como a nova Ala Pediátrica do Hospital de São João é necessária às crianças do Porto, do Norte e do País, sem qualquer alternativa, ao contrário de algumas vozes que, inexplicavelmente, defendem o contrário.


Sem comentários:

Enviar um comentário